quarta-feira, 22 de abril de 2009

Encerradas as festividades do dia do índio em Aquidauana

FM PAN - Alex Mello

“Terena com muito orgulho. Aquidauanense com muito amor”, esse foi o tema do Dia do Índio comemorado em todas as aldeias do município de Aquidauana. Desde a última semana, diversos eventos marcaram as comemorações desta data. Com uma vasta população indígena – cerca de 12 mil habitantes - o Governo Municipal participou intensamente das festividades nas nove aldeias distribuídas pela região.
Na manhã da última terça feira (21), o prefeito Fauzi Suleiman e a primeira dama Selma Suleiman acompanhados dos gerentes finalizaram os festejos nas aldeias Cruzeiro e Buritizinho, áreas pertencentes ao Limão Verde. Para o cacique Antônio dos Santos - o Antônio do Limão - o Dia do Índio é momento de reflexão, de conquista e de avanço. “Temos um governo que tem olhado para o índio”, disse.

Segundo o prefeito Fauzi, o governo municipal tem destinado um olhar amoroso e de respeito às minorias. “Nossa intenção é trabalhar com companheirismo e provocar ações de desenvolvimento da produção, obras, educação, cultura e mais”, disse. Conforme o prefeito, medidas devem ser tomadas para fortalecer as aldeias, resgatar e melhorar a auto-estima dos índios. “Quero que os terenas construam seu futuro e destino. Para nós é um orgulho tê-los em nossa história”.

Em nome da aldeia Buritizinho, o vice-presidente da Associação que agrega seus moradores, Almiro Cardoso, classificou o prefeito como amigo. “Temos um amigo na prefeitura. Aquidauana está com a cara mudada”. Para ele, a população indígena volta a sonhar com filhos prósperos. Finalizando o evento, o reverendo Vanderlei Cardoso fez uma breve oração do Pai Nosso e agradeceu ao povo que produz e alimenta a comunidade aquidauanense. Do legislativo estiveram presentes nas festividades o líder do prefeito na Câmara Cipriano Mendes e Corrêa Filho.

Ações e metas.

Em todas as aldeias o prefeito Fauzi Suleiman esclareceu ações que estão sendo desenvolvidas em favor da nação terena. No programa de habitação 63 casas serão construídas na aldeia Buritizinho, e mais outras 107 nas demais aldeias. Brevemente as comunidades indígenas receberão uma patrulha agrícola por aldeia – incluindo os distritos são 10 ao todo -. Na cultura, Fauzi enfatizou a valorização do artesanato regional. Também citou melhorias nas estradas vicinais e o monumento a índia terena que será erguido na Praça dos Estudantes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial