quarta-feira, 29 de abril de 2009

TV Brasil Pantanal está no ar em Aquidauana no canal 4

FM PAN - Redação

Os aquidauanenses que acessam os canais de TV aberta tem uma nova opção de entretenimento. Já está no ar, operando através do canal 04, a TV Brasil Pantanal, antiga TV Educativa. O órgão pertence a Fundação Jornalista Luiz Chagas e Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul.

Desde janeiro de 2009 dois novos canais entraram em operação na região. Além a TV Brasil Pantanal, a TV Record já tem seu sinal disponibilizado. Ao todo são quatro canais assistidos pela família aquidauanense, sem qualquer ônus.

Recentemente uma equipe do novo canal acessado na região, dirigida por Lu Tanno, esteve realizando uma série de filmagens centradas na cultura regional.

Em breve os programas serão mostrados para todo o país, projetando as riquezas de nossa região. “Com a TV Brasil Pantanal nosso município projeta-se ainda mais. Vivemos um tempo de oportunidades”, diz o prefeito Fauzi.

ACS

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Encerradas as festividades do dia do índio em Aquidauana

FM PAN - Alex Mello

“Terena com muito orgulho. Aquidauanense com muito amor”, esse foi o tema do Dia do Índio comemorado em todas as aldeias do município de Aquidauana. Desde a última semana, diversos eventos marcaram as comemorações desta data. Com uma vasta população indígena – cerca de 12 mil habitantes - o Governo Municipal participou intensamente das festividades nas nove aldeias distribuídas pela região.
Na manhã da última terça feira (21), o prefeito Fauzi Suleiman e a primeira dama Selma Suleiman acompanhados dos gerentes finalizaram os festejos nas aldeias Cruzeiro e Buritizinho, áreas pertencentes ao Limão Verde. Para o cacique Antônio dos Santos - o Antônio do Limão - o Dia do Índio é momento de reflexão, de conquista e de avanço. “Temos um governo que tem olhado para o índio”, disse.

Segundo o prefeito Fauzi, o governo municipal tem destinado um olhar amoroso e de respeito às minorias. “Nossa intenção é trabalhar com companheirismo e provocar ações de desenvolvimento da produção, obras, educação, cultura e mais”, disse. Conforme o prefeito, medidas devem ser tomadas para fortalecer as aldeias, resgatar e melhorar a auto-estima dos índios. “Quero que os terenas construam seu futuro e destino. Para nós é um orgulho tê-los em nossa história”.

Em nome da aldeia Buritizinho, o vice-presidente da Associação que agrega seus moradores, Almiro Cardoso, classificou o prefeito como amigo. “Temos um amigo na prefeitura. Aquidauana está com a cara mudada”. Para ele, a população indígena volta a sonhar com filhos prósperos. Finalizando o evento, o reverendo Vanderlei Cardoso fez uma breve oração do Pai Nosso e agradeceu ao povo que produz e alimenta a comunidade aquidauanense. Do legislativo estiveram presentes nas festividades o líder do prefeito na Câmara Cipriano Mendes e Corrêa Filho.

Ações e metas.

Em todas as aldeias o prefeito Fauzi Suleiman esclareceu ações que estão sendo desenvolvidas em favor da nação terena. No programa de habitação 63 casas serão construídas na aldeia Buritizinho, e mais outras 107 nas demais aldeias. Brevemente as comunidades indígenas receberão uma patrulha agrícola por aldeia – incluindo os distritos são 10 ao todo -. Na cultura, Fauzi enfatizou a valorização do artesanato regional. Também citou melhorias nas estradas vicinais e o monumento a índia terena que será erguido na Praça dos Estudantes.

domingo, 19 de abril de 2009

Livraria Aquarius, de Aquidauana, edita livro de Edson Paim



Da FM PAM - Redação

Capa do livro de Edson Paim

A Livraria Aquarius de propriedade de Elcíria Rita Brandes Garcia está editando o Livro de autoria de Edson Paim, designado SISTEMAS, AMBIENTE & MECANISMOS DE CONTROLE, O qual sairá da Gráfica, ainda neste mês de abril.

Este livro trata da abordagem de qualquer sistema, simultaneamente com a do respectivo ambiente, ambos acrescidos de mecanismos de controle ou “feedbacks”, necessários à obtenção dos seus estados de equilíbrio, cujo propósito é assegurar a consecução dos objetivos, fixados para o sistema em causa.

Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle refere à descrição e a utilização de um paradigma de cunho abrangente, integrativo, sintético, enfim, holístico - o Sistemismo Ecológico Cibernético Informacional - construído com alicerce em quatro pilares principais: Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo), Cibernética, Teoria da Informação e Ecologia, representando, portanto, uma metodologia de caráter multirreferencial.

O presente construto foi concebido e elaborado com inspiração no modelo de organização e funcionamento dos seres vivos e dos ecossistemas naturais - sistemas auto-organizadores, auto-reajustáveis e auto-reprodutores, - os quais são dotados de dispositivos cibernéticos ou de “feedback” negativo, construídos pela natureza.

Um aspecto deste paradigma é o fato de estar estribado na estrutura sistêmica do genoma e, na fisiologia cibernética do sistema nervoso, particularmente do cérebro humano, que abriga o produto mais sofisticado da evolução biológica - a consciência.

A metodologia proposta pode ser aplicada tanto à focalização de um sistema como a de seus metassistemas e subsistemas, incluindo a visualização do respectivo ambiente - também um sistema, - o sistema ambiental.
Este referencial corresponde ao Sistemismo ampliado e postula a possibilidade da abordagem de qualquer sistema, seja de natureza física, biológica, tecnologia ou social, mediante a mesma metodologia, ora apresentada.

Destarte, o quadro de referência proposto torna possível enfocar, através de um mesmo prisma, o ser humano, um automóvel, uma empresa, um município, um estado, um país e, até mesmo, o sistema social global, assim como o sistema físico em que todos eles estão contidos - o próprio Planeta Terra - e, por extensão, o Universo inteiro.

Esta perspectiva se alicerça no fato de que todos eles possuem, como denominador comum, os atributos universais dos sistemas, entre os quais se destacam:

1) - os sistemas são conjuntos de partes interligadas e inter-relacionadas, atuando conjuntamente, para a consecução de um determinado objetivo;
2) - os sistemas estão inseridos no ambiente;
3) - a totalidade dos sistemas abertos estabelece contínuas e permanentes relações com o seu ambiente imediato, efetuadas através de intercâmbios;
4) - os intercâmbios que ocorrem entre cada sistema e o seu ambiente podem ser sintetizados como trocas contínuas e permanentes de matéria, energia e informações, processadas entre um e outro, afetando-se mutuamente, isto é, sofrendo, em conseqüência, cada um deles, influências do outro.
Os sistemas, de um modo geral, sobretudo, os de natureza biológica, tecnológica ou social, necessitam possuir mecanismos de controle (“feedbacks”), com o propósito de regular o seu estado de equilíbrio e a harmonia do seu funcionamento ou operacionalização.

Os sistemas compartilham, portanto, características tais como as de totalidade, abrangência, integralidade, síntese e inter-relacionamento entre suas partes integrantes, efetuando contínuas trocas de “matéria, energia e informações” com o ambiente, além da necessidade de possuírem mecanismos de controle, cuja finalidade é a manutenção dos seus estados de equilíbrio e, o do ambiente que os envolve, além garantir a harmonia ente ambos.

O fato de corresponderem a sistemas sintetiza os atributos que são comuns a todos eles.

Um determinado sistema, acrescido dos seus arredores, constitui, por sua vez, outro sistema, de maior amplitude e, de natureza mista: o conjunto sistema/ambiente, que poderá ser designado, no contexto do estudo, como universo, - com u minúsculo - para não confundir com Universo, o sistema cósmico.

Nosso planeta e, o seu ambiente, o Universo, o qual integra, por corresponderem a sistemas, podem ser visualizados através deste mesmo prisma, considerando-se, entretanto, que o Sistema Universal representa o único sistema sem ambiente, pois não se pode conceber a existência de algo em seu entorno, desde que o consideremos infinito.

Os nove primeiros capítulos, que se busca manter inter-relacionados, interligados, entrelaçados, integrados, como uma malha, uma trama, uma rede, uma teia de idéias, fundamentos, conceitos e princípios que formam o alicerce do Sistemismo Ecológico Cibernético Informacional - o Sistemismo ampliado - constantes dos capítulos X a XII.

Finalmente, o capítulo XIII, “Rumo a uma Sociedade Cibernética”, aborda a hipótese de uma nova utopia: um sistema social aberto, baseado no Estado de Direito Democrático, cuja essência é ser repleto de mecanismos regulatórios (“feedback” sociais), destinados a assegurar o equilíbrio do seu funcionamento, objetivando torná-lo harmônico, em toda a plenitude e, inserido num contexto ecológico perfeitamente adequado aos propósitos ou telos da sociedade.

Este modelo sócio-econômico-jurídico-cultural e ecológico seria capaz de garantir aos seus integrantes, entre outras, as condições de liberdade individual e coletiva e, de universalização do acesso às informações, cidadania, trabalho, moradia, alimentação, educação, saúde, segurança, saneamento básico, transporte e lazer, enfim, igual oportunidade para todos: justiça social, adequada distribuição de renda e, qualidade de vida, compatível com a dignidade da pessoa humana, em perfeita harmonia com o contexto ambiental.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Prefeito Fauzi repassa recursos ao time do Aquidauanense

FM PAN - Alex Mello

O prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman repassou na noite de ontem o cheque no valor de R$ 10 mil. O dinheiro é referente ao convenio entre o Aquidauanense e a prefeitura. O valor foi repassado logo após a vitoria contra o Pantanal na noite desta quarta-feira pela 15ª rodada do Campeonato Estadual de Futebol.

O presidente do clube João Garcia, enalteceu a atitude do prefeito. "É fundamental o envolvimento do agente público com o esporte, e o prefeito Fauzi tem acompanhado todos os jogos, não é só o dinheiro que é importante, mas a presença do político valoriza nosso trabalho", comentou o presidente.

Fauzi Suleiman disse que é preciso fazer muito mais pelo esporte. "Vamos trabalhar em conjunto com os desportistas de Aquidauana. No Aquidauanense temos feito um trabalho de apoio ao time, a resposta dos jogadores mostra a boa campanha do clube. Temos que parabenizar a torcida que é a peça principal fundamental na campanha da equipe", disse o prefeito em entrevista a Rádio Difusora.

Plinio de Goes

sábado, 4 de abril de 2009

Corrêa Filho quer ato cívico antecedendo sessões da Câmara


Marcos Quinhonez

Atendendo uma proposição feita verbalmente pelo vereador do PP Corrêa Filho, na sessão de posse dessa legislatura,o presidente da Casa, Antonio da Coeso determinou o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, bem como a execução do Hino Nacional Brasileiro, em frente ao prédio da Câmara Municipal de Aquidauana. Esse ato público será realizado na primeira sessão de cada mês, com início na próxima terça-feira, dia 7.

Em contato com a imprensa, o vereador Corrêa Filho disse que para esse primeiro ato solene, foram convidados o 9º. BEC com sua banda musical e a Igreja do Evangelho Quandrangular que nesse dia estará comemorando o seu jubileu de ouro. Nos meses seguintes o ato contará com a presença de escolas municipais e estaduais, autoridades civis e militares, clubes de serviços, clubes esportivos e toda a população aquidauanense. Satisfeito com o atendimento da sua solicitação, Corrêa Filho agradeceu o presidente Antonio da Coeso, dizendo que os presentes poderão também assistir a sessão ordinária, acompanhando o desempenho dos senhores vereadores.

Com essa medida, Corrêa Filho espera despertar novamente nos alunos e população em geral o sentimento de civismo que na sua opinião anda um pouco esquecido e vai possibilitar também a participação e conhecimento dos estudantes de como funciona o poder legislativo, conversar com os senhores vereadores e conhecer os gabinetes, bem como todas as repartições do prédio da Câmara de Vereadores. Ao finalizar o vereador do PP disse que também faz necessário a identificação do prédio, como a nomenclatura em frente, indicando que ali funciona o Poder legislativo de Aquidauana.

Portanto, todos estão convidados a participar desse ato cívico, no próximo dia 7, terça-feira, às 8h30min., em frente a Câmara Municipal de Aquidauana.

Euclides Casanova

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Eulálio quer reeditar projeto da gestão de Raul Freixes

Na sessão da última terça-feira, 31, o vereador Eulálio Abel Barbosa (PDT) encaminhou expediente ao prefeito Fauzi Suleiman, após aprovação em plenário, no qual solicita a reativação do projeto social “Padaria Comunitária”, implantado na gestão do ex-prefeito Raul Freixes.

Naquela oportunidade, Eulálio foi um grande incentivador do projeto e defendeu sua continuidade na administração seguinte. Entretanto, por falta de sensibilidade ou visão social, a padaria comunitária foi fechada e, com isso, deixou de atender centenas de famílias carentes que dependiam do pão e do leite distribuídos diariamente.

Para o parlamentar, “a reativação dessa padaria comunitária será de suma importância na qualidade de vida dessas pessoas, principalmente das crianças como forma de complementar a alimentação nas primeiras horas do dia, pois o ser humano necessita em média de três refeições diárias, café da manhã, almoço e janta.””

Preocupado com a crise que ronda o país, Eulálio entende que a volta da padaria comunitária irá atender, principalmente, a comunidade carente e de baixa renda de nosso município, que na maioria das vezes está desempregada ou vive apenas de um salário mínimo.

Com Assessoria